Processo Seletivo UFPA 2014 Inscrições


Inscrição para PS 2014: Iniciam-se nesta sexta, dia 4 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo 2014 (PS 2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições serão feitas online pelo site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) até o dia 25 de outubro. O Edital com as regras do certame está disponível aqui. O prazo para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20 é até o dia 29 de outubro. Estará isento da taxa de inscrição o candidato que cursou todas as séries do ensino médio em escola pública e possa comprovar essa condição.

Ao todo, o PS 2014 oferta 5.411 vagas em Belém e nos campi do interior. Somadas às vagas do Processo Seletivo Especial (PSE) – que seleciona estudantes de origem indígena, remanescentes de quilombos e candidatos para os cursos de Etnodesenvolvimento, no Campus de Altamira, e de Educação do Campo, ofertado em diversos campi da UFPA (leia mais aqui) –, que também abriu inscrições esta semana, a UFPA disponibiliza, em 2014, 7.804 vagas, distribuídas em 156 cursos, para a capital Belém e para o interior do Estado. O Edital do PSE 2013-11 está disponível aqui. A UFPA será responsável, ainda, pela realização do PS da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que ofertará, em 2014, 1.170 vagas, distribuídas em 29 cursos (leia mais aqui) . O edital da Unifesspa também está disponível nosite do CEPS.

Enem e Sisu – A seleção para 80% das vagas ofertadas pela UFPA será por meio da nota alcançada pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a única fase do concurso. Os outros 20% das vagas serão destinadas para concorrência via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saiba mais aqui. Dessa forma, o candidato poderá concorrer duas vezes às vagas ofertadas pela UFPA, pelo Enem e pelo Sisu. Aos alunos que concluíram todo o ensino médio nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins, será concedido um bônus de 10% para a concorrência às vagas da UFPA.

Cotas – No ato da inscrição, o candidato escolherá se deseja concorrer na condição de cotista ou de não cotista. Tanto na seleção via UFPA quanto na seleção via Sisu, 50% das vagas de cada curso são para estudantes de escolas públicas. Dentro desse grupo, cerca de 15% são destinadas a alunos autodeclarados negros ou pardos; 8% para aqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; duas vagas a mais podem ser criadas para estudantes indígenas; duas vagas a mais, para estudantes quilombolas; e uma vaga a mais, para Pessoas com Deficiência (PcD).

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em todo o Brasil, nos dias 26 e 27 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pelo Ministério da Educação (MEC). O exame será constituído de quatro provas, somando, ao todo, 180 questões objetivas, mais a redação em Língua Portuguesa. As áreas de conhecimento contidas na prova serão Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol -, Artes, Educação Física e  Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias (Matemática). Confira aqui o passo a passo sobre o Enem eaqui o conteúdo programático do Exame.

Caso especial – O candidato aos cursos de Arte ofertados pela UFPA (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) deverão prestar Exame de Habilidades (prova prática), a ser aplicado no dia 24 de novembro de 2013, em Belém. Os cursos da área de Artes que necessitam da aplicação de um exame de habilidades não terão vagas ofertadas pelo Sisu. Na prática, as vagas de Teatro, Música, Dança e Artes Visuais serão ofertadas apenas pelo PS 2014 da UFPA e, para estes candidatos, o Vestibular terá duas fases: o Exame de Habilidades e o Enem.

PcDs – Será reservada uma vaga em cada curso para os candidatos PcDs. O candidato que necessitar de atendimento especial deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova, além de apresentar à Secretaria do Ceps/UFPA o laudo médico emitido por um especialista na área de sua deficiência ou enviá-lo por Sedex para o Campus do Guamá, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Rua Augusto Corrêa, nº 1, Guamá – CEP: 66075-110, Belém-PA.

Serviço:
>> Inscrições para o Processo Seletivo 2014 da UFPA – PS UFPA 2014
Data: de 4 a 25 de outubro
Edital do PS 2014.
>> Inscrições para o Processo Seletivo Especial de 2013 da UFPA– PSE UFPA 2013-11
Data: de 1º a 18 de outubro
Edital do PSE 2013-11
>> Inscrições para a Unifesspa
Processo Seletivo Especial Unifesspa
Data: de 1º a 18 de outubro
Edital do PSE Unifesspa
>> Processo Seletivo Unifesspa
Data: de 4 a 25 de outubro
Edital do PS Unifesspa
Datas importantes
Tire suas dúvidas aqui.

Videos Relacionados

Carregando...
Videos Relacionados

Para mais informações curta nossa página:
 google plus


Deixe uma resposta

[DESCUBRA] Como ganhar R$74 MIL em 8 meses só com Youtube.VER AGORA!